Contratar sistema de energia solar

O que é importante avaliar para contratar meu sistema de energia solar?

Normalmente a gente tem uma ideia sobre o que avaliar para comprar um carro: pintura, barulho do motor, pneus, quilometragem e etc. Está no nosso dia-a-dia. Agora, o que eu preciso avaliar para comprar o sistema de energia solar que vai abastecer minha casa ou empresa?

Primeiro é importante entender que um sistema de energia solar é literalmente uma usina de geração de energia elétrica. Você terá uma Itaipú em casa (guardando as devidas proporções e com a fonte solar, ao invés da hidráulica)! Ou seja, qualidade de equipamento e serviço deve se sobrepor infinitas vezes mais do que o menor preço. (Se ainda não sabe como um sistema de energia solar funciona, clique aqui e veja o vídeo que preparamos para te explicar)

Dito isso, como posso avaliar então a qualidade que está sendo oferecida uma vez que eu não domino a compra desse tipo de equipamento?

Vamos por partes! Aliás, é preciso que você entenda as partes de um sistema de energia solar. Ele é composto por: Módulos (placas, painéis, como quiser chamar!), cabeamento, inversor e as proteções.

Avaliando os módulos

Você pode avaliar os módulos de 2 formas: uma, pela reputação do fabricante no mercado internacional e outra pela ficha técnica dele.

Vários órgãos de pesquisa e de mercado financeiro avaliam a reputação de fabricantes de módulos de energia solar. A pesquisa mais badalada no mercado é a avaliação de “bancabilidade” (ou banckability, em inglês) que, numa tradução livre, seria a confiabilidade da empresa em cumprir prazos, controle sobre o processo de produção, saúde financeira e etc. Para nós, essa informação pode ser traduzida como a capacidade da empresa em prestar assistência técnica e dar as devidas garantias, uma vez que a durabilidade desse tipo de equipamento é longa. As marcas são expostas em forma de uma pirâmide e as do topo tem melhor reputação do que as da base.

JA Solar 2

A ficha técnica de cada módulo pode ser encontrada em uma pesquisa rápida na internet, bastando escrever a marca e a potência do módulo. Tem bastante informação na ficha técnica mas as que mais vão impactar a durabilidade do seu sistema e consequentemente seu bolso são: Degradação inicial e degradação anual.

Todo módulo fotovoltaico perde entre 1% e 3% no primeiro ano de instalação e todos perdem entre 0,4% a 1% por ano.

Sendo assim, se você compra um módulo que perde 3% no primeiro ano e 1% por ano subsequente, ao fim de 10 anos, seu sistema terá perdido 12% de eficiência (3% no primeiro ano + 9% nos anos seguintes) ao passo que, se você optar por um que perca 1% no primeiro ano e 0,4% anualmente, no fim dos mesmos 10 anos, terá perdido 4,6% da capacidade da sua usina (1% no primeiro ano + 3,6% nos anos seguintes).

WhatsApp Image 2022 11 10 at 12.47.26

 

WhatsApp Image 2022 11 10 at 12.45.09

O impacto financeiro disso é enorme! Enquanto você poderia estar usufruindo do dinheiro economizado pela máxima geração de energia, um módulo mais simples corrói o seu resultado devido à rápida degradação. Ou seja, o barato sai caro ao longo do tempo.

(Nossos franqueados e consultores tem um comparador de módulos, para você simular sua economia através dos anos comparando até 3 tipos de módulo. Pode solicitar a um deles encontrando o mais próximo de você aqui mesmo dentro do site https://energiasolardobrasil.com/unidades-de-franqueados/)

 

Avaliando os inversores

O inversor é o equipamento que vai receber a energia gerada pelos módulos e entrega-la para ser consumida pelos seus equipamentos ou pela rede de energia local. Ele é o coração do sistema e, como ele “conversa” com a rede de energia da concessionária, é muito importante que ele esteja corretamente dimensionado para que seu resultado e performance seja igual ou melhor ao que foi combinado.

Também há uma escala da Bankability dos fabricantes de inversor. Isso é um quesito na avalição.

Ranking Inversores

Outras questões a serem investigadas são:

A tensão de saída do inversor é compatível com a tensão do imóvel? (Ex.: O inversor é  220V e sua casa é 110/127V?)

A potência do inversor é compatível com a carga instalada do imóvel? (Para essa é necessário fazer uma continha meio enroscada… pode entrar em contato com nossos franqueados e eles podem te ajudar a verificar isso antes da sua compra https://energiasolardobrasil.com/unidades-de-franqueados/)

O número de MPPT’s do inversor é compatível com o número de orientações do meu telhado? (Outra que nossos franqueados podem te ajudar a resolver!)

Meu sistema pode ser monitorado ou mesmo receber assistência técnica à distância? (Todos os inversores tem sistema de monitoramento da geração de energia (desde que haja conexão com a internet disponível) porém nem todos são habilitados para assistência técnica à distância. Esse é um fator importante para que correções rápidas possam ser realizadas pelo suporte técnico.)

Garantia e assistência técnica – O distribuidor do inversor envia outro em caso de problema ou o inversor deve ser enviado para a assistência e eu ficarei sem geração? Por quanto tempo?

Proteções

O sistema fotovoltaico é protegido contra descargas atmosféricas na parte de corrente contínua (energia vinda dos módulos) e contra distúrbios da rede na parte de corrente alternada (energia após o inversor). A maioria dos inversores também contam com essa proteção internamente.

O que você deve ficar atento é, se o sistema que está sendo oferecido tem somente a proteção interna do inversor ou também a proteção externa. Se for somente a do inversor, na eventualidade do acionamento da proteção (por exemplo, uma descarga atmosférica), o inversor deverá ser enviado à assistência técnica para reparo e da proteção, ficando o cliente sem geração nesse período (e consequentemente, sem retorno financeiro).

Se o sistema conta com a proteção externa, chamada carinhosamente de String box ou Combiner box, em um evento similar ao citado acima, é só trocar um fusível, DPS ou disjuntor! O cliente não precisa enviar o inversor para lugar nenhum e pode reiniciar sua geração no mesmo dia!

String box

Outro ponto importante sobre as proteções é o aterramento. A pergunta a ser feita é: Haverá um aterramento para o sistema de energia solar ou será aproveitado o aterramento da concessionária?

Como se pode ver, há mais coisas entre o orçamento e a operação de uma usina fotovoltaica do que sonha nossa vã filosofia!

E a ESDB e seus franqueados e consultores estão prontos para esclarecer tin-por-tin de todos os detalhes para você! Entre em contato com a gente, aproveite o sol!